segunda-feira, 31 de maio de 2010

Workshop sobre leitura assistida por cães



Excelente, um sucesso...foi assim o workshop de leitura assistido por cães que a Associação Viva e Deixe Viver proporcionou em parceria com a TAC no seu III Workshop A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental.
Não havia nenhuma pretenção de falar sobre leitura, pedagogia, técnincas de aprendizado etc... afinal isso não é minha especialidade. O que quis passar no workshop e acho que consegui foi o basico que as pessoas precisam saber para implementar um programa de leitura assistida por cães.
E esse é um dos objetivos da TAC ensinar as pessoas independente das suas especializações e areas de atuação a como introduzir o cão como mais uma "ferramenta" ou "técninca" dentro do seu trabalho.
Passei a todos algo basico sobre AETAA, beneficios, o porque de se utilziar o cão, como ele pode ser inserido nas atividades de leitura etc...
Para este worshop venho trabalhando o comando "Ler" com a Flora a uns 20 dias, ela ainda não estava pronta, o comando ainda tinha que ter reforços em um pequeno espaço de tempo, não havia cido feito com outra pessoa lendo alem de mim e minha esposa e muito menos em ambiente diferente.
Mas ao término da parte teórica fomos nós para a atividade pratica, expliquei aos alunos a situação em que a Flora se encontrava etc... Mas assim que ela viu o contador de história pegar os livros seu comportamento mudou e ja ficou atenta ao que iria acontecer. Sem combinarmos nada ele começou por uma histório onde ele só iria mostrar cartazes, algo que a FLora nunca havia feito, e não é que ela prestou uma super atenção nos cartazes, e cada vez que ele trocava de folha ela ia em direção a história quase encostando seu fucinho demosntrando um grande interesse, aproveitei e reforcei bastante seu comportamento.
Na hora da leitura a Flora se comportou muito bem, fazendo direitinho seu papel de ouvinte atenta a história, chegou a deitar sua cabeça no colo do contador e ficar olhando para o livro atentamente....um sucesso.
Muito Obrigado a nossa adestradora Sara da Equipe Tudo de Cão pelas dicas e orientação nos treinamentos da Flora.
Com o sucesso do workshop recebemos até um convite para repetir a dose em breve, vamos ver o que acontece.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário