segunda-feira, 3 de maio de 2010

Donos de cães e fatores de risco para doenças cardiovasculares.

The Medical Journal of Australia Vol 157 Setembro, 1992
Estudo realizado no "Baker Medical Research Institue´s Risk Evaluation Clinic" em Melbourne - Australia. Com pacientes que procuraram o serviço do Instituto entre 1987 e 1990.
Foi administrado um auto questionario para valiar o estilo de vida dos participantes. Foi avaliado tambem a PA (pressão arterial) e colhida uma amastra de sangue para avaliar triglicerides e colesterol.
Foram avaliadas 5741 pessoas entre 20 e 60 anos.
784 se identificaram como donos de um ou mais animais de estimação (476 cães, 421 gatos, 136 passaros, 106 peixes, 28 cavalos, 48 outros animais)
Na soma dos resultados para ambos os sexos a pressão sistolica (p=00.3) e niveis de triglicerides (p=0.004) tiveram significativa diferença entre donos e não donos de animais de estimação.
Para os homens a pressão sanguinea sistolica esteve mais baixa em todas as faixas etarias dos proprietarios de animais de estimação.
Nas mulher não foi significativa a diminuição na pressão se comparada com donas e não donas de animais de estimação. Apenas na faixa etaria de 40 anos é que houve significancia na redução da pressão sanguinea sistolica nas mulheres.
Não houve diferença significativa na pressão diastolica entre donos e não donos de animais de estimação de ambos os sexos.
Para Colesterol e Triglicérides houve a constatação de niveis até 13% mais baixo em homemns donos de animais de estimação..
No questionario de riscos cardiovasculares, donos de animais de estimação ingerem mais alcool que não donos, reportam tambem serem mais ativos que os não proprietarios.
O artigo sugere que o fator dos donos de cães terem PA, colesterol e triglicerides mais baixos é que os donos de cães são mais ativos fisicamente devido aos passeios que realizam com seus cães.
Muitos fatores podem estar associados a pressão arterial e concentração de gorduras no sangue.
O estudo não pode comprovar que a aquisição de um animal de estimação pode diminuir os riscos cardiovasculares de um inidividuo. Mas de acordo com Serpell a aquisição de um animal de estimação esta relacionda a diminuição de problemas de saude menores e na melhora de teststespsicologicos de bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário