terça-feira, 27 de abril de 2010

BENEFICIAL EFFECTS OF PET RELATIONSHIPS:

RESULTS OF
A PILOT STUDY IN ITALY
Francesca Capone (a), Giulia Bompadre (b), Stefano Cinotti (b), Enrico Alleva (a), Francesca Cirulli (a)
(a) Dipartimento di Biologia Cellulare e Neuroscienze, Istituto Superiore di Sanità, Roma (cirulli@iss.it)
(b) Dipartimento Clinico Veterinario, Facoltà di Medicina Veterinaria, Università di Bologna

A dometicação do cão acompanha o homem em sua evolução, a partir da transição do home nomade para o estabelicimento da agricultura e caça o cão começa a participar da vida humana. O primeiro animal a ser domesticado auxiliava na caça e segurança dos homens primitivos em troca de recompensas.
Eventualmente os exemplares que mais se destacavam começam a cruizar entre si dando inico as raças.
Um dos fatores mais importantes da domesticação sugere que o homem selecionava os cães com maior capacidade de comunicação com o homem. Com isso os cães conseguem usar dicas sociais humanas para prever nosso comportamento.
A capacidade de se comunicar na ausência de uma articulação de linguagem comum e modificar suas emoções em uma forma recíproca é um elemento essencial e fundamental na capacidade de agir como cães terapeutas.
O termo Pet Terapia foi utilziado pela primeira vez por Boris Levinson em 1964, ele notou que seu cão Jingles servia como um "quebra gelo" e promovia um foco na comunicação com o paciente. Porem hoje em dia utilizamos os termos Atividade e Terapia Assistidas por Animais.
AAA promove oportunidades motivacionais, educacionais e de recreação beneficiando e desenvolvendo a qualidade de vida de alguns grupos de humanos como cegos, deficientes fisicos ou mentais. AA é desenvolvid em diferentes locais por expecialistas treinados, profissionais, técnincos e voluntarios associados com animais que se enquadram em critérios especificos.
TAA são intervenções diretas e objetivas com animais que atendem critérios especificos e é parte integral do processo de tratamento. TAA é desenvolvida e realizada por profissionais da saude humana. TAA é desenvolvida para promover o desenvolvimento fisico, social, emocional e cognitivo. O processo é documentado e avaliado.
Reconhecida oficialmente na Italia pela Legislação "Decree" (28/02/2003)

Quem pode se beneficiar da TAA:
Crianças: diminui o estresse e ansiedade relacioandas a doença, sofrimento, hospitalização. Pode mudar comportamentos criar senso de responsabilidade e melhorar a habilidade de particiapr das sessões terapeuticas. Crianças geralmente acreditam com facilidade e desenvolvem um nivel alto de intimidade com os animais. Esta ligação especial transforma o cão como efetivo co-terapeuta.
Idosos: è evidente que em idosos institucionalizados diminui a depressão, pressão arterial, irritabilidade e agitação e aumenta as interações sociais.
Em um estudo epidemiologico com pacientes vitimas de infarte a presença do cão demonstrou aspectos positivos na sobrevida dos pacientes. Em pacientes com Alzheimer demonstrou que a presença do cão aumenta comportamentos sociais como sorrir, rir, olhar, tocar e verbalizar. Tambem a TAA reduz a solidão e depressão, particularmente em pessoas com histórico de cães como companheiros.
Pacientes psiquiatricos: Promove socialização. Em pacientes esquizofrenicos aumenta o interesse em atividades recompensadoras, melhor uso do tempo livre e motiva. Tambem a evidencias da melhora na socialização, independencia e bem estar geral. Em um grande estudo dentrode um hospital psiquiatrico com diferentes pacientes constatou-se a redução da ansiedade após as sessões individuais de TAA.

Animais que são utilizados na TAA
Cães, Gatos, Hamster ou Coelhos, Cavalo, Passaro, Peixes, Golfinhos, Macacos, vacas, cabras etc...
Uma equipe multidisciplinar é fundamental no desenvolvimento uma boa sessão de tratamento utilizando a TAA.

Estatisticas sobre as AAA e TAA na region Emilia Romagna entre 2001e 2006 haviam 37 proj de AAA e 96 proj de TAA.
Conclusão
Sabemos que a AAA TAA possui um potencial significativo para melhora as pessoasl e promover a qualidade de vida.
O institudo Superior Sanitario da Italia vem trabalhando apra regulamentar esta atividade a niveis academicos como cursos Universitarios e Mestrados.
Neste rápido crescimento, estamos tentando preencher a necessidade de i) identificação de currículo padrão para
formadores, evitando iniciativas espontâneas, ii) que institui, por meio de um consenso científico (ambos na
Nível europeu e nacional), um projeto de orientações a serem implementados no futuro próximo em centros selecionados,
alimentado por boas credenciais científicas e clínicas, iii) a promoção, a nível internacional, a universidade
pesquisa em relações pet / seres humanos, a fim de estudar como as emoções do cão são comunicadas aos seres humanos e
outros cães.


Lembro a todos que este texto é uma tradução livre e interpretação minha, não devendo ser usado como bibliografia.
http://www.iss.it/binary/neco/cont/Beneficial%20effects%20of%20pet%20relationships.1202902553.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário