quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Improving Mental Health Through Animal-Assisted Therapy"

Tradução livre e interpretação de trechos do livro.
"Improving Mental Health Through Animal-Assisted Therapy" Liana Urichuk with Dennis Anderson, The Chimo Project.

Escreva nos comentários sua opinião sobre os textos...!!

" A habilidade dos animais em dar atenção e não terem discriminação alguma, faz deles um mediador único no aumento da auto-estima dos pacientes. A aceitação de uma pessoa por parte do animal não passa por um julgamento e pelos complicados jogos psicológicos que os humanos possuem "


" ...esta caracteristica pode ser muito util para ajudar na construção da auto-estima do paciente. Um exemplo: é muito comum os pacientes comentarem como o cão terapeuta é bonito etc... estes comentários podem abrir espaço para discussão sobre padrões de beleza sobre os cães o que pode levar a discussão sobre a imagem corporal com um paciente com distúrbios de alimentação."


" Os pacientes podem aprender a respeitar o auto-controle que os animais possuem, também poderam experimentar o controle sobre os animais através de comandos de obediência e brincadeiras. Táticas de manipulação ou intimidação não funcionam com a maioria dos animais e isso pode ser usado como ferramenta terapêutica para os indivíduos que não possuem um bom auto-controle emocional..."


"...por outro lado pessoas podem achar muito estimulante conseguir ganhar a confiança de um animal, ensina-lo alguns truques e ver o cão realizando seus comandos, isso pode ser especialmente gratificante para pessoas que possuem uma baixa auto-estima..."

Comentário pessoal: Pacientes que não possuem auto-controle e são agressivos terão que aprender a se controlar para poder ganhar a confiança do animal, técnicas de adestramento são excelentes formas de colocar em prática algumas habilidades sociais como reforço positivo, empatia e paciência fazendo com que o paciente veja na pratica e de forma rápida o resultado da melhora em seu comportamento.
Da mesma forma pacientes tímidos e com problemas de auto-estima podem aprender com os cães que eles também são capazes. Através do adestramento praticar habilidades sociais que farão ter mais confiança em si mesmo.

Mas tudo isso não depende só do cão e sim de um bom terapeuta. A forma com que o terapeuta propõe as atividades, como ele trabalha os conceitos, como conduz as sessões etc... tudo isso é fundamental para conseguirmos diferentes objetivos com a mesma conduta, até a escolha do cão que ira atuar com cada tipo de paciente é fundamental para o sucesso da terapia seja ela qual for.
Um terapeuta com conhecimento, experiência e criatividade são fundamentais para o sucesso da TAC

2 comentários:

  1. Just thought I'd leave a note to say "hi"! Great blog, and very informative.

    -Daniella San Martin-Feeney
    Program Coordinator
    The Chimo Animal Assisted Therapy Project

    ResponderExcluir
  2. Thank´s Daniella

    The book is great excellent content
    The Chimo is a beautiful project
    Congratulations

    ResponderExcluir