quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Medo!!!

Tenho medo.....tenho medo da Terapia Assistida por Animais em geral!!
Pq nestes 8 anos de trabalho e dedicação a esta área ja vi muita besteira, muita "cagada" e o pior muita gente sem o mínimo de preparo e bom senso.

Bom senso....aaa se o mundo tivesse bom senso!!

A tb tem as pessoas entendidas do assunto, praticamente especialistas....afinal tem dois cães em casa a mais de 10 anos, ja levou um deles na casa do avô algumas vezes e tambem na escola do filho!!

Hoje vejo muito a TAA igual ao que fizeram com o adestramento, não ha formação, não é reconhecido e tem um monte de oportunista achando que vai ficar rico com este trabalho, afinal cachorro ta na móda!

Muito complicado, pq estes indíviduos acabam fazendo besteira e isso prejudica e muito a divulgação e a construção de bases sólidas das pessoas que realmente querem evoluir na área e se dedicam de corpo e alma ao trabalho.

No meu ponto de vista ha tambem um problema cultural envolvido, tirando os grandes centros do sul e sudeste o cão não tem a mesma relação na sociedade que temos por aqui. Principalmente no nordeste onde ele ainda é visto como um animal irracional e desprovido de qualquer sentimento, imagina então falar que ele pode fazer bem a sua saúde!!
Outro problema cultural....o que envolve cachorro é festa, é oba oba, qualquer um faz, é facil, não é sério, é brincadeira......este ultimo em especial.
Quantas vezes ja não ouvi:

"esses são os cachorros que vem brincar com as crianças"

"não tem problema é só brincadeira, pode ir embora"

Não vamos para brincar, e mesmo que fossemos para brincar, ha um contexto terapeutico envolvido. Para vc´s terem uma noção, só agora depois de 8 anos na área é que estou desenvolvendo um atendimento com a Flora dentro de um contexto de ludoterapia.

Fóra as pessoas que me olham com aquela cara de:

"nossa esse deve ser rico mesmo em pleno horario comercial fica trazendo cachorrinho para brincar" "não tem mais o que fazer da vida"

Uma das ultimas foi:
Montei um projeto super bacana para treinamento de empresas com habilidades sociais (um dia coloco algo a respeito aqui) excelente, ganhei horas e horas na frente do computador estudando sobre o assunto, participei de reunião com um grupo do IPq que só trabalha com isso, apresentei o projeto para eles avaliarem etc...tudo para fazer o melhor possivel. Felizmente consegui aplicar em um grupo que estava realizando um treinamento no Banco do Brasil.... SUCESSO TOTAL!!!
Passei o projeto para uma pessoa que realiza treinamentos para funcionarios de hospitais, pq finalmente viram que um hospital é como uma empresa e deveria funcionar como tal. Esta pessoa achou o maximo, "nossa é tudo o que eu tento passar para eles" "vamos apresentar para um hospital que estou realizando treinamentos"
Sabe qual resposta ela ouviu:

" vc esta louca isso é um hospital " (Diretor médico infectologista)

"Imagina isso aqui não é hospital público"

A como eu queria estar nesta reunião.....e pedir para o tal Médico Infectologista me falar sobre os riscos de transmissão de um cão dentro de um hospital...duvido que ele saiba 2 zoonoses e formas de transmissão delas.
Alem do outro infeliz....por isso mesmo, por ser um hospital particular vc tera um diferencial magnifico, algo que só hospitais da Europa e USA possuem!!!coisa de primeiro mundo mané!!

Esta é outra cultura que envolve a TAA, a cultura do voluntariado.
Primeiro que infelizmente a própria cultura do voluntariado em nosso pais é uma catastrofe, as pessoas simplesmente acham que é ir la quando der, quando querem sorrir e ja fizeram sua parte por um mundo melhor!!!

O Tradicional é:

"vc não pode trazer os cachorrinhos aqui para os velinhos se distrairem um pouco"

As pessoas não tem noção sobre o problema que isso pode trazer, imagina que legal, vou la levo os cães realizamos a atividade se cria um vinculo afetivo comigo e com os cães (afinal é esse o objetivo e é através do vinculo que conseguimos os beneficios) e.....nunca mais volto! Ai as pessoas não sabem pq tem alguns idosos dentro de instituições que são arredios e não querem conversa com ninguem, vai ver é pq ele ja perdeu quase tudo em sua vida, sua moradia, individualidade, roupas, horarios que gosta de fazer as coisas, familiares, sociedade...e ai aparece alguem que ele começa a se vincular emocionalmente que conversa com ele e da atenção....mas um dia esta pessoa simplesmente some sem nenhuma explicação, ai ele pergunta para os profissionais que la trabalham pela pessoa e eles repondem "era uma voluntaria....não vem mais não, ela arrumou um compromisso e não pode mais vir"

Por isso acho muito complicado ações pontuais.....da para se fazer? da...mas com muito cuidado e sempre deixando tudo muito claro aos participantes.
Eu particularmente não faço.

A ....tem tb os estudiosos do assunto, alunos assim como eu fui que querem fazer os eu trabalho de conclusão de curso no tema....mas não se dão ao trabalho de pesquisar ou ao menos mudar as palavras da minha tese que eu com toda boa vontade passei para eles utilizarem como referencia e NÃO para copiarem!! Mas em graaande parte isso é culpa das faculdades que hoje em dia parecem mais lojinha de 1,99 onde é só vc passar na prateleira e comprar o seu diploma. Quantas vezes ja não tive que explicar para os alunos destas universidades o que é Comite de Ética em pesquisa. Como pode uma Universidade que possue até cursos de pós graduação não ter um comite de ética!?



Por estas e muuuitas outras tenho medo!!! Medo da banalização da TAA e TAC, Medo das besteiras e estragos irreparaveis que podem ser causados por estas pessoas, oportunistas de plantão ou ignorantes assumidos e atestados.

Eu tb fui um ignorante no assunto, tb não sabia nada a respeito....mas corri atras de quem sabia, pesquisei, li e bato cabeça até hoje atrás de informações que possam me auxiliar e crescer.....



Mas sou cabeça dura e apaixonado pelo que faço, ja lutei contra muita coisa para conseguir o meu objetivo de trabalhar exclusivamente com TAC
O medo serve apenas para me ajudar a transformar a TAA e TAC em algo reconhecido e respeitado como uma forma de medicina complementar. Me lembrando todo dia de disseminar o conhecimento a respeito da TAC para aqueles que vibram como eu com a TAC poderem fazer o melhor possivel pelos pacientes e pelos nossos companheiros de trabalho....os cães!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário