segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Psicologia

Os cães são como um papel em branco, aceitam tudo que colocarmos neles!
Eles não julgam o certo e o errado, apenas escutam, as vezes parecem escutar de verdade, outras apenas estão ali presentes, mas as pessoas podem confiar neles, afinal eles não contam para ninguem o que ouviram.
Nos cães podemos depositar nossas frustações, fraquezas, duvidas, tristezas e até mesmo sintomas. Temos uma paciente no Recanto da Vovó que é ótima nisso, a Flora de vez em quando fica com frio, gripada e até com tontura!!!
Isso faz do cão uma excelente ferramenta para os psicologos, os que sabem utiliza-la vão conseguir ouvir depoimentos de seus pacientes, que acredito eu, demora-se muito tempo para ele conseguir por para fóra. Através deste triangulo entre cão, terapeuta e paciente pode-se construir uma confiança e empatia grande entre os membros facilitando o processo terapeutico.
Alem de nos momentos dificieis ser um excelente conforto fisico, quem não gostaria de abraçar um cão como um São Bernardo, ou até mesmo um podlle fofinho.
Ao longo do meu trabalho ja vi pacientes contarem suas histórias através do cão, ja vi pacientes relatarem seus sintomas, esconder suas fraquezas e até "vomitarem" seus sentimentos de rancor e raiva...desde que a saude fisica e psiquica do cão não sofra com isso, ele é uma "ferramenta" excepcional pq alem de tudo no final seu paciente ainda corre o risco de receber uma lambida ou uma cabeça no colo para afagar.
Esta interação, esta mão de duas vias, nós só conseguimos com o cão ou com outro ser humano!

2 comentários:

  1. Concordo totalmente, Vinicius! É incrível perceber como as pessoas podem se beneficiar terapeuticamente com qualquer forma de vida! E adorei o blog. Parabéns.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Sou psicóloga e gostaria muito de trabalhar com cães na terapia, você pode me dar uma diretriz para isso?
    Amo cães e sei bem do que você fala quando menciona a relação deles conosco, são incríveis sem mencionar uma só palavra.
    Abraços e ótimo trabalho.
    Verinha (verinha.7@hotmail.com)

    ResponderExcluir